22 maio 2006

Rickson Gracie x Kazushi Sakuraba - sera?


Poucas lutas foram tão aguardadas como Rickson Gracie contra Kazushi Sakuraba, cuja especulação indica que se realizará no K-1 em setembro ou dezembro, já que a organização teria acertado com o Brasileiro sua bolsa (US3.000.000,00).

Quando todos contavam como certa sua realização após o Japonês vencer quatro membros da família Gracie, motivos particulares (a morte do filho) afastaram Rickson do cenário do MMA desde 2000.

Enquanto Sakuraba sedimentava sua sólida carreira e a condição de ídolo no Japão, muitas vezes os boatos noticiavam a volta de Rickson, sempre frustrando, porém, os que aguardavam a retomada da carreira.

Concomitante com o desenvolvimento do MMA, tanto tecnicamente como empresarialmente, o mito sobre o Gracie se tornava cada vez maior. São comuns as discussões sobre como se sairia atualmente em confrontos contra lutadores mais qualificados.
Um dos motivos, alegado em várias ocasiões, que dificultava o retorno era o valor da bolsa, já que exigia montante superior a U$1.000.000,00.

Ao contrário do que muitos pensavam, porém, Rickson novamente se colocava na vanguarda do esporte ao exigir maior participação nos lucros do espetáculo.

Se antes, apesar de juntar mais de 50.000 pessoas em eventos, havia dúvidas acerca da alta lucratividade do MMA, hoje não há maiores questionamentos.

Em recente reportagem com o promotor de boxe Don King, a conceituada revista Forbes (abril/06) coloca o boxe como um esporte que está morrendo, citando, para demonstrar a queda da nobre arte, a ausência de ídolos, a existência de muitos campões em diversas categorias e organizações (sete) e a redução do interesse pelos mais jovens.

O MMA, por sua vez, menciona a publicação, não padece destes vícios, tendo sempre ídolos locais (ainda que fabricados – ressalva do blog) e duas grandes organizações (UFC e PRIDE). Um exemplo citado pela Forbes ilustra muito bem a curva descendente do boxe a ascendente do MMA. O reality show da NBC sobre boxe (The Contender), mesmo estrelado por Sugar Ray Leonard e Sylvester Stallone, foi encerrado após a primeira temporada e não fez teve qualquer efeito sobre o boxe. O similar de MMA (The Ultimate Fighter), realizado pelo UFC, já se encontra em sua 3ª temporada, e, além do sucesso comercial, conseguiu atrair uma legião de espectadores.

Não que se possa comparar o MMA ao boxe, mas o fato é que uma luta com tantos atrativos, contando com um ídolo mundial e um ídolo local, um combate aguardado há seis anos, tem todas as condições de se tornar a luta inesquecível.

Antes mesmo de confirmada já causa discussões em fóruns de todo o mundo. Sua concretização poderá inclusive, servir para o K-1 bater, novamente, o Pride no tradicional evento de fim de ano e soerguer a organização para junto das mais tradicionais do MMA.


Rickson Gracie x Kazushi Sakuraba?????
http://www.youtube.com/watch?v=ydgNcxPd4q0

Nenhum comentário: