20 maio 2006

Especial ALI - A lenda do boxe - parte II

(na vitória sobre Foreman Ali reconquista, no Zaire, o título mundial)

No retorno aos ringues Ali já não tinha a mesma mobilidade de pernas que caracterizou sua nobre arte e que o tornou invencível. Após vencer algumas lutas, desafiou o campeão Joe Frazier (1970) e conheceu a derrota.
Desacreditado, foi novamente obrigado a enfrentar diversos lutadores até obter uma revanche contra Joe Frazier, que havia perdido há pouco tempo, o título para George Foreman. Com a vitória se habilitou para desafiar o invicto campeão George Foreman.
Negociada por milhões de dólares por Dom King (ele mesmo) com o Ditador do Zaire (atual Congo), a luta foi levada para a África e é, por muitos, considerada o maior embate ocorrido até hoje.
Idolatrado pelos africanos e sem a mobilidade que fez seu boxe o melhor de todos os tempos, Muhammad ALI ousou na estratégia ao desgastar George Foreman permitindo que este ficasse na ofensiva por quase toda a luta, sem, contudo, se ferir. No oitavo assalto uma seqüência de golpes derrubou o cansado Foreman e devolveu ao mito o cinturão de campeão mundial.
Novamente com o cinturão, Ali fez diversas defesas do título até ser surpreendido por Leon Spinks e ser novamente derrotado em 1978. Sete meses depois, porém, recupera o título derrotando o mesmo Spinks.
Afastado da Nação do Islã, assim como Malcon X que descobre a origem da opressão no sistema capitalista e não na cor da pele, aos 36 1981nos Ali passa a se dedicar mais ao Islamismo tradicional e causas políticas sem o extremismo dos anos 60
Pressionado por dificuldades financeiras, volta a lutar em 1981, P, mas é derrotado por Trevor Berbick e, com quase 40 anos, se aposenta.
Aos 42 anos os jornais anunciam que Ali fora internado com graves sintomas de mal de Parkinson, que, ao revés do que muitos dizem, não guarda relação com o esporte praticado, já que é uma doença degenerativa que causa tremores musculares e fraqueza e que atinge um a cada 200 pessoas sem distinção.
Em sua carreira Muhammad ALI disputou 61 lutas em 21 anos de atividade, recuperou o título três vezes (único a obter a façanha) e derrotou todos seus oponentes. Além de ser o maior boxeador que o mundo conheceu, Ali ainda teve a firmeza de acreditar em seus ideais, o que faz dele não um ídolo do esporte, mas de todos aqueles que acreditam ser necessário algo a mais.

Considerada a maior luta de boxe de todos os tempos: Ali x Foremanhttp://www.megaupload.com/?d=F8F7PKU1

Nenhum comentário: