22 junho 2006

Eder Jofre - O Galo de Ouro


O maior pugilista brasileiro, e um dos maiores do mundo, de todos os tempos, Eder Jofre nasceu em 26/03/36 na cidade de São Paulo/SP vindo de uma família de boxeadores (Zumbano) , Teve forte influência de seu pai, Kid Jofre, também foi seu treinador.

Iniciou sua carreira como peso galo (até 55,338 kg) no tradicional torneio “Forja dos Campeões”, então realizado e patrocinado pelo Jornal a Gazeta Esportiva.

Após vencer o torneio, o Galinho de Ouro, apelido que receberia anos depois, iniciou uma sólida seqüência de vitórias que o levou à Olimpíada de 1956 em Melbourne, como um dos favoritos ao título.

Após vencer duas lutas, a CBB colocou como sparring Celestino Pinto, pugilista bem maior e que, nos treinos, fraturou o nariz de Éder em dois locais. Sem conseguir respirar direito, o Brasileiro perdeu por pontos nas quartas de final para o chileno Cláudio Barrientos.

A perda da medalha olímpica para um lutador menos qualificado (um ano depois, Éder Jofre teve sua revanche contra Barrientos e venceu por nocaute, após derrubar o Chileno por 7 vezes) fez o Galo de Ouro abandonar o boxe amador e se profissionalizar.

Depois 34 vitórias e um empate em 4 anos, Éder Jofre teve a oportunidade de disputar, em 1960, com 21 anos, o cinturão pelo título mundial dos Pesos Galo da NBA (National Boxing Association) contra Eloy Sanches, tendo vencido por nocaute no 6º round. Em 1962 venceu o irlandês Johnny Caldwell, unificou o título dos Galos, tornando-se o único campeão mundial da categoria.

De 1960 a 1965 defendeu os títulos por 8 vezes e venceu todas por nocaute. Em 1965 viajou para o Japão para mais uma defesa do título contra o japonês Masahiko “Fighting” Harada. Já com problemas para se manter como peso galo, Éder Jofre sofreu com a dieta e os diuréticos para baixar o peso, entrando no ringue enfraquecido pela desidratação (ficou 12horas sem água).

Apesar do próprio Galo reconhecer as dificuldades sofridas nas lutas, os resultados foram muito contestados, sendo que muitos atribuem a derrota ao fato da luta ter se realizado no Japão.

Nenhum comentário: