(foto - Royce, de bermuda azul, sendo massacrado)
No século XX a Família Gracie teve uma visão e se vestiu com o manto de comprovar ao mundo a superioridade do jiu-jitsu. Por muitos e muitos anos Hélio, Carlson, Rolls e outros tiveram o duro encargo de enfrentar adversários mais fortes e com habilidades em outras artes, sempre demonstrando, com sucesso, a eficiência do jiu-jitsu.
O mundo as artes marciais agradece à família Gracie a apresentação do Jiu-jitsu.
A gratidão, porém, passou do aplauso e fixou residência nos treinamentos. Todos no MMA reconhecem a necessidade de conhecer, ao menos, o anti-jiu-jitsu, o suficiente para amarrar o jogo e não ser finalizado. Todos evoluíram, mas parece que os Gracies não.
Além de não ter nenhum membro da Família Gracie entre os tops, este domingo (28/05/06) foi testemunha da triste derrota do mito Royce (13v- 3d.- 3e.) para Matt Hughes, nocauteado no 1º round em sua volta ao UFC 60, onde nunca havia sofrido um revés.
Para quem não se lembra, o UFC foi criado por Rorion Gracie para ser palco de desafio entre estilos, com os lutadores se enfrentando em três combates em uma só noite. Nas quatro primeiras versões, Royce venceu todas as suas lutas, não levando o cinturão apenas no UFC três porque teve que abandonar a disputa após a vitória sobre Kimo Leopoldo. No UFC 5 empatou com Ken Shanrock (que viria ser o nome a ser batido nos anos seguintes) após o americano amarrar descaradamente a luta.
Os tempos, contudo, passaram, e hoje tivemos que ver um mito ser massacrado. Que sirva de lição para se curar a miopia que ataca os Gracies.
Para assistir Matt Hughes vs. Royce Gracie
http://www.megaupload.com/pt/?d=Z1LHC85R
Pega Leve vs Gabriel Napão
Neste triste final se semana onde a única vitória brasileira foi sobre outro brasileiro, abro parênteses para ratificar o que tenho dito em outros fóruns: Gabriel Napão (6v. -1d.– 0e.) tem tudo para se fixar com um top em sua categoria. Tem um excelente chão (não deve nada a qualquer outro no mundo) . Sua trocação não é das melhores, mas evoluindo no fundamento, o que pode acontecer com boas doses de chute boxe, terá condições para pegar o cinturão.
A vitória de Gabriel Napão
http://www.megaupload.com/pt/?d=U5ONQGNU
Quantos aos demais brasileiros na noite parecem que seguiram o tom da apática ditado pelo Mestre Royce Gracie; Assuério Silva (10v.- 5d.- 0e.) foi derrotado por Brandon Vera (7v. 0d.–0e.) e Fabiano Pega-Leve (5v. 3d.–0e.) por Napão.
Luta do Assuério vs Brandon Vera
http://www.youtube.com/watch?v=LsXy1hyJS_k&search=UFC%2060
Um comentário:
Fala Muleke blog maneiro, só q ta na hora de divulgar pra galera ficar sabendo se naum é foda...
Postar um comentário