Sempre que o nome de Rickson Gracie (11v– 0d –0e.), é citado no mundo do MMA causa polêmica. Se entre os praticantes de jiu-jitsu Rickson é o maior nome, comparado somente, pelos saudosistas a Rolls Gracie, no MMA sua longa inatividade (sua última luta foi a vitória sobre Masakatsu Funaki em 2000) e o largo desenvolvimento do esporte, o coloca em meio de fervorosas discussões.
Apesar de não se duvidar de seu valor nos tatames e das vitórias obtidas no início do MMA, Rickson fará 48 anos em 20/11 próximo, sendo inegável que a idade pesará no confronto, ainda que Kazushi Sakuraba também não seja um menino, tem dez anos a menos.
Outro fator contrário ao Gracie é o fato do vale tudo ter se desenvolvido muito após sua retirada em 2000. Os desafios de estilos que marcaram a fase romântica inicial do UFC, PRIDE, Japan Open, entre outros, não existem mais. Atualmente por mais especialista que seja um lutador, por maior supremacia que tenha em um estilo, o desconhecimento de outro o torna presa fácil. Com isso os lutadores passaram a treinar diversas modalidades, incluindo, obrigatoriamente, o jiu-jitsu, arte que a família Gracie mostrou ser indispensável para o esporte.
A favor de Rickson pesa sua genialidade, o fato de ser considerado o maior nome do jiu-jitsu de todos os tempos. Recentemente Paulão Filho (11v– 0d –0e.), um dos maiores nomes do MMA da atualidade, contribuiu para a aura de invencível que cerca Rickson. Neste ano Paulão incluiu um período de treino com Rickson e concluiu:
“Sempre soube que ele era excepcional, mas na verdade é que não podia imaginar quanto. Já treinei com todos os grandes nomes do Carlson, de todas as gerações. Todos excelentes. Alguns fenomenais. Não quero desmerecer ninguém, mas o que Rickson fez comigo ninguém nunca foi capaz de fazer” (ver. Gracie Magazine – maio 2006).
Para concluir sobre a aura sobre Rickson e sobre a luta, Wallid Ismail, histórico rival dos Gracies, disse recentemente: “O Rickson Gracie vai matar o Sakuraba”.
É só aguardar a, na opinião do blog, a mais emblemática de MMA até hoje.
A última luta no MMA contra Masakatsu Funaki - Colosseum 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário