(Comitiva do Instituto Kodokan)
Nos anos seguintes o Instituto Kodokan passou a difundir o judô, fazendo com que, no início do século XX, Mitsuyo Maeda (apelidado de Conde Koma devido ao seu semblante sempre tristonho) formasse uma comitiva para viajar pelo mundo. Após passar por vários países, chegaram a Porto Alegre, vindo do Uruguai. Apresentaram-se em diversos locais (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, São Luís, Belém) até chegar a Manaus.
Com o boom do ciclo da borracha, as apresentações do Conde Koma foram recheadas de apostas milionárias e, em 1916, se realizou o primeiro campeonato (amazonense) de ju-jitsu.
Apesar da finalidade de difundir o Judô, as apresentações de Mitsuyo Maeda acabavam por impressionar pela eficiência (foi derrotado apenas uma vez por Sanshiro Satake, também membro da comitiva do Instituto Kodokan), não se fixando nos locais para a difusão mais completa da filosofia.
Em 1917, após breve passagem pela Inglaterra, Conde Koma retorna ao Brasil, em Belém, onde se apresenta em no “American Circus” e conhece Gastão Gracie, passando a ensinar o ju-jitsu e a filosofia da arte marcial a seus a seus filhos Carlos e Hélio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário