30 outubro 2006

Valeu!

Quando iniciei o Blog de Luta tinha um projeto mais ousado, de fazer valer meu diploma de jornalismo, um tanto mofado pela prevalência do diploma de direito. A união de duas paixões (a luta e o jornalismo) formava, e forma, o tempero particular para que o projeto prosseguisse.
Inicialmente a intenção era formar um site de lutas, mas influenciado pelo excelente “blog do Noblat” achei que seria o instrumento válido para as experiências.

E foi.

Não só pelos comentários registrados, mas também por pareceres de amigos, fica constatado que realmente há espaço para um enfoque mais jornalístico no mundo das lutas. Também, e talvez principalmente, a presença de matérias históricas possui seu valor e interesse.
Em direção contrária, contudo, pode se perceber a impossibilidade de, um blog desprovido de maiores estruturas, competir no campo das notícias e críticas técnicas com outros veículos que circulam na internet.
Falo, principalmente, de sites como o “Portal do Vale Tudo” que dispõe, no seu fórum, com incrível velocidade as matérias mais atuais que saem em diversos outros veículos de informação, sejam digitais, impressos ou televisivos.
Além das notícias, há ainda bons comentários, alguns muito engraçados, boas promoções, e até mesmo boas dicas. Fica apenas o revés de algumas discussões inadequadas e levianas. Mas não pretendo criticar tais fóruns, não neste momento.

Da mesma forma que Ricardo Noblat me convenceu a publicar um blog (em artigo está disponibilizado em link abaixo), outra jornalista me convenceu a encerrá-lo. Em entrevista ao site Artefato Digital, Rosana Herman comenta que:
“Para mim, um post por semana não é um blog. Blog é um diário, precisa de atualização constante. Ele exige dedicação e compromisso. Se você tiver um leitor, já tem um comprometimento com ele. O blog precisa estar limpo, atualizado, funcionando.”


Infelizmente eu concordo. Não há como manter a credibilidade de qualquer veículo de cunho jornalístico se não for possível manter uma regularidade (ainda que não diária).
A correria da vida profissional, aliada à pós-graduação, não permitiu que o Blog de Luta tivesse a dedicação que deveria, razão pela qual, após meses com esperança de poder retomá-lo, reconheço a derrota e a impossibilidade de levar à diante o projeto.

Ficam os agradecimentos daqueles que o visitaram.

PS: acreditando no retorno à vida, algumas pesquisas que já estavam em andamento e que necessitavam de apenas alguns ajustes (como sobre Rolls Gracie; Fedor e Judô), serão publicadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

VALEU CARA, SENTIREI SAUDADES, ESSE BLOG ERA DE PRIMEIRA, ACOMPANHEI DESDE OS PRIMEIROS POSTS

BY FAMOSO ANONIMO

Anônimo disse...

Cade as pesquisas que já estavam em andamento e que necessitavam de apenas alguns ajustes, como sobre Rolls Gracie; Fedor e Judô ?