22 junho 2006

Eder Jofre - Campeão como peso pena


Desiludido Éder abandona o boxe por três anos, voltando em 1969 como peso pena (58,967kg) e reiniciando nova seqüência de vitórias que lhe trouxeram novo título mundial em 1973, aos 37 anos, em luta contra o espanhol José Legra. Como celebridade nacional, o título foi disputado em Brasília e com a presença do então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.

Depois do falecimento do pai e irmão, Éder Jofre encerra a mais vitoriosa carreira de um lutador brasileiro em 1976.

Em 1983 o Conselho Mundial de Boxe, no edifício da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, Estados Unidos, elegeu o Galinho de Ouro como o melhor peso galo do mundo.

O reconhecimento definitivo veio em 2002 quando a revista The Ring, considerada a bíblia do boxe, elege Éder Jofre como o 9º maior pugilista de todos os tempos considerando todas as categorias.

Notas do blog:

1º) Poucas vezes um esportista tem uma superioridade desta envergadura, principalmente em um esporte que num lance do acaso (mata cobra) pode definir o combate.

2º) O vídeo disponibilizado abaixo é de uma das duas derrotas de Éder Jofre e demonstra uma luta parelha, com o Japonês Masahiko “Fighting” Harada diversas vezes se segurando com o clinch.
Infelizmente, ao menos por ora, não há vídeos disponíveis com as vitórias. Assim que conseguir o post será editado.

3º) Não custa sonhar, Éder Jofre, depois de uma dose de chão e um estágio na ChuteBoxe, no Pride Bushido detonando Takanori Gomi ...

Uma das duas derrotas contra Masahiko “Fighting” Harada (parte)
http://www.youtube.com/watch?v=Ft1JgSqHzTM&search=eder%20jofre

Nenhum comentário: