04 julho 2006

Pride GP Critical Countdown Absolute


(mais do que o título do GP, o vencedor terá a oportuinidade de desbancar o melhor de todos os tempos)



Ao contrário do Pride 11, quando somente Paulão levou a melhor, o evento que rolou neste sábado lavou a alma do MMA nacional. Mesmo com a derrota do Drago, e Cyborg, iniciantes no Japão, as vitórias maiúsculas dos irmãos Nogueira, de Wanderlei Silva e Vitor Belfort demonstram que nossos tops ainda se encontram lá em cima.

Pride GP Absolute - Show de Wand e Minotauro


(Uma das inúmeras vezes que Werdum atacou a perna de Minotauro e se deu mal)



Wanderlei

Excelente apresentação de Wanderlei Silva. (31v.-5d._1e.) Com uma boa seqüência de socos no início da luta, o Brasileiro já desestabilizava Kazuyuki Fujita (15v.-5d._0e.) . Mostrou agressividade no chão, inclusive com uma armlock justíssima, boa defesa, com reposições de guarda eficientes, e sem deixar brechas para ataques de Fujita.
Após o recomeço da luta em pé, Wand foi soberano na trocação e por algumas vezes balançou o Japonês.
Detalhe curioso foi o grito de alguém, no córner da Chute Boxe (não dá para identificar quem), falando para o Wand que tava na hora de nocautear. Passados alguns minutos Fujita estava indefeso aos ataques do Brasileiro, e mesmo faltando alguns segundos para o término do 1º round teve sua integridade física preservada.

http://www.megaupload.com/?d=E3UBSSLU


Minotauro

Na vez do irmão, Antônio Rodrigo Nogueira (28v.-3d._1ed.) começou bem aplicando um Knockdown que deixou o nariz de Werdum (8v.-2d._1e.) castigado. Após o pupilo de Cro Cop equilibrou a luta, levando, inclusive, uma minúscula vantagem. Mas faltando 2:30 para o fim Minotauro consegue outro Knockdown com um direto de direita. Depois passou a caçar Fabrício com bons jabs, obrigando o oponente, inclusive, a simular uma queda para interromper a caçada. Primeiro round indiscutivelmente de Minotauro.

Iniciando o 2º round, Werdum surpreendeu Minota ao dominar uma de suas pernas, mas Nogueira, que tem, na opinião do blog, o melhor chão do MMA, antecipou-se à queda e, no chão, deu a volta em Fabrício retornando em pé. Quando, minutos depois Fabrício, tentou a mesma queda, Minotauro se defendeu e caiu por cima. Na terceira vez que aplicou o mesmo golpe, Werdum finalmente derrubou e caiu por cima, mas foi raspado logo em seguida, faltando poucos segundos para o término do round. Não obstante o desempenho de Minotauro, este não saiu ileso e teve seu supercílio aberto.

Vendo que na trocação levava desvantagem, Werdum insistiu no ataque nas pernas do Atleta da BTT, conseguindo relativo sucesso. Relativo porque apesar de conseguir da queda, uma vez caiu na guilhotina e em outras foi raspado. Vitória incontestável de Minotauro. Seria uma luta perfeita se não tivesse sido presa tão fácil para as quedas, sempre as mesmas.

Pride - Nocautes clássicos

(Minotouro na hora da intervenção cirúrgica)


Vitor Belfort

Carente de uma boa apresentação, a luta de Belfort (14v.-7d._0e.) acabou cedo demais. Aos trinta e poucos segundos de luta, após uma tentativa frustrada de Yoshiki Takanashi (28v.-20d._3e.) levar a luta para o chão, Vitinho acertou um bom gancho de esquerda no queixo do Japonês. Nocaute clássico. Pena que, apesar da vitória incontestável, não deu tempo da luta empolgar o público, que é o que Vitor Belfort precisa.

http://rapidshare.de/files/24633694/vitor_belfort_x_takahashi.mpg.html


Minotouro

Desta vez foi Antônio Rogério Nogueira (12v.-2d.0e.) que passou dificuldades com as rápidas joelhadas e chutes de Alistair Overeem (28v.-8d.0e.). Após levar enorme desvantagem no início do 1º round, quando parecia o time do Parreira (não socava, não chutava), Minotouro finalmente conseguiu derrubar o Holandês caindo por cima. Após boas seqüências e chegar na meia guarda, o Brasileiro vacilou em se levantar e tomou algumas pedaladas até voltar para a guarda de Alistair. Como o irmão na 1ª luta contra Fedor, não deu tempo para aproveitar a boa posição com o fim do round.
No segundo round Minotouro mudou a estratégia e encurtou a distância com o Holandês, fugindo de sua excelente envergadura e dos potentes chutes, mas se expondo às temidas joelhadas. A tática, porém, deu resultado e seus socos passaram a entrar na guarda do já cansado (como Minotouro) Overeem. Em uma destas encurtadas conseguiu um potente direto de esquerda no queixo que levantou a cabeça do Adversário e o colocou grogue. Ao apertar os ataques com o adversário estático, Minotouro viu o Juiz interromper o combate.

http://www.sendspace.com/file/72r4ib

Pride - Perdendo o trem da história

(Evangelista Cyborg sendo finalizado)

Edson Drago

Entre os derrotados, pode se dizer que Edson Drago (9v.-1d.0e.) simplesmente não mostrou qualidades para estar no Pride. Foi facilmente derrubado, não soube se defender quando estava por cima, deixou sua guarda ser transposta, não soube sair do massacre quando Pawel Nastula (1v.-2d.0e.) esteve por cima e ainda deixou o braço para o armlock. Deu sorte que seu adversário, judoca por formação, não teve o mesmo comportamento que o seu em luta anterior, senão ficaria sem o braço.


Evangelista Cyborg

Outra decepção, Kazuhiro Nakamura (9v.-5d.0e.) deitou e rolou sobre o instável Cyborg (14v.-9d.0e.), que muito lembra o Luis Mattar no tênis: suas maiores vitórias são no Brasil. Teve sua chance no Pride e desperdiçou.